sábado, 31 de maio de 2008

Falar ou não falar?!

" Se soubessemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas,haveria muito mais silêncio neste mundo" Oscar Wilde



Sim! Realmente...
Mas veja os dois lados da situação; Há quem diz, que não devemos oprimir nossas palavras. Que devemos expor sempre nossas opniões e vontades, mesmo que sejam diferentes à postura do próximo. Afinal, "engolir sapos", faz mal!
E também há quem diz, que devemos pensar 365 vezes antes de falar, pois o próximo pode nos interpretar mal, se ofender e aí criar-se um conflito!
Ambas as opções, de certa foma é desconfortável. Quem não fala, se sente entalado. Quem ouve se sente ofendido e quem fala, de repente, pode se sentir culpado (nem sempre, acredito que na maioria das vezes se sente alividado.).

O que fazer?

Bom, escreverei o que eu faço. Isso não significa que é o correto ou que será bom para outras pessoas além de mim, mas é o que eu sei fazer em situações como essa.

Não serei hipócrita, lógico que já me calei, faltei com a verdade, omiti... E as razões, foram as mesmas de todos os mortais. Medo de ser mal-interpretada, não queria magoar, não queria correr o risco de perder uma amizade (e acabei perdendo), não saber como falar, não poder falar... Enfim, já engoli muitos sapos!
Mas, com o decorrer do tempo, fui percebendo que podemos e devemos nos expressar! E o outro não precisa ouvir calado, ele também deve se expressar. O mundo precisa falar mais!!
As pessoas precisam parar com esse "medo" de assustar. Essa "má interpretação" da frase de Oscar Wilde, é uma forma de oprimir, de "segurar a língua" da sociedade. Para fingir que vivemos em um lugar onde todos se dão super bem e se amam! ¬¬ ( _|_ )

Pra mim, válido mesmo é dialogar, trocar idéias, exprimir sentimentos... Em qualquer situação!
Não é a palavra dura que me machuca, mas o silêncio frio.
Claro que não é necessário a grosseria. Muito pelo contrário... É totalmente dispensável. E sei disso, porque sou grossa pra C******!!!
Eu aprendi que podemos falar tudoooooo que quisermos, porém com as palavras certas e respeitando sempre o limite do próximo, sem que tenha que faltar com a franqueza.

Na minha opnião, esse é o começo da resolução de vários dos problemas de relacionamentos sociais. E não o silêncio... O que o silêncio resolve? Pra mim, nada!



ps: Minha opnião! Quem não concorda tem todo o direito de debater, mas a obrigação de respeitar.

Nenhum comentário: