quarta-feira, 30 de julho de 2008

Gente de verdade é mais interessante!

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...


Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,

Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?

Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que venho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.



Álvaro de Campos


Como já dizia Maugham," É impressionante o quanto a natureza humana é contraditória; não sabia quanta hipocrisia existe nas pessoas sinceras, quanta baixeza existe nos nobres de espírito, nem quanta bondade existe nos maus."

As pessoas sentem uma necessidade tão grande de parecerem perfeitas em tudo. Serem sempre "politicamente corretas".
Mas isso é tão vago... Tão impossível!

E eu acho insuportável ter alguém ao meu lado que vive na hipocrisia de tantar me fazer acreditar que nunca fez nada que seja considerado "erro de conduta" perante a sociedade.

Quem nunca mentiu? Quem nunca traiu? Quem nunca usou drogas? Bebeu até cair??
Quem nunca foi ridículo por amar de mais? Quem nunca foi arrogante, sonso, invejoso??

São atitudes e sensações comuns na raça humana,! E ridículo, é tentarem me convenser que nunca praticaram tal "baixeza"...

Não me interpretem mal, não tô dizendo aqui é correto mentir, trair, se drogar e blá blá blá...
Nããããão!!

Aliás, a honestidade, sinceridade, lealdade e personalidade, são as qualidades que mais prezo em uma pessoa. Porém, todo mundo erra! O ser humano, é imperfeito por sua própria natureza e é fato que só aprendemos com os nosso erros.

Admitir suas imperfeições não faz de você uma pessoa "inadequada" e sim honesta, consigo e com os outros.

Eu gosto de gente de verdade! Que tem autenticidade o suficiente pra admitir quem realmente é.
É triste ver que várias das pessoas que me cercam, preferem as aparências. Preferem se esconder por trás de uma máscara moldada pela sociedade, pra simplismente agradar... ¬¬

Bom, apesar de criticar, eu respeito essa forma de ser dos meus "companheiros". Só não concordo... Pois eu tenho verdadeira paixão pelo imperfeito, inacabado, mal-feito... Coisas de verdade!

Nenhum comentário: